II ENGA (Novembro de 2010 – Aldeia Velha/RJ)

Aconteceu entre os dias 11 a 16 de novembro em Aldeia Velha distrito de Silva Jardim RJ, o Encontro Nacional de Grupos de Agroecologia (IIENGA) que reuniu estudantes, ativistas e integrantes de Grupos de Agroecologia de todo o Brasil. Durante os dias do II ENGA os participantes tiveram a oportunidade de conhecer a comunidade de Aldeia Velha contribuindo e incentivando a comunidade para a transição agroecológica.

As ruas de Aldeia Velha foram coloridas com sementes e mensagens em faixas e cartazes dos grupos de agroecologia de todo Brasil. Uma grande Feira Agroecológica tomou conta das ruas de Aldeia Velha no sábado do evento, oferecendo alimentos, artesanatos e sementes, foi uma grande exposição da rica diversidade agroecológica do Brasil, assim celebrou-se o Aldeia Cultural 2010 culminando com a Festa do Aipim representada pela culinária a base de aipim e o concurso do maior Aipim, onde agricultores da região concorreram com suas imensas raízes colhidas.

O domingo do encontro, foi marcado por vivências e mutirões nas propriedades de agricultores/as da região, nos quintais agroecológicos dos/as moradores/as de Aldeia Velha e na horta da escola Municipalizada de Aldeia Velha. Os estudantes e técnicos participantes do encontro buscaram atender as demandas das experiências agroecológicas contribuindo com técnicas e metodologias participativas que favoreçam e aceleram a transição agroecológica. Foram feitos mutirões no assentamento preparando canteiro para horta, artesanato com fibra de bananeira, construção de filtro biológico de água, técnicas de recuperação de vossorocas, implantação de sistemas agroflorestais, plantio de muda em para recuperação da mata ciliar, horta escolar, cuidado com animais, alimentação vegetariana com produtos agroecológicos…

Após o trabalho, a festa e o pão compartilhado, os participantes do II ENGA se reuniram em Circulos Temáticos, discutindo e abordando reflexões que encaminhassem propostas para ações e continuidade do movimento dos grupos de agroecologia. Os temas dos círculos são as dimensões abordadas pela agroecologia como: Reforma Agraria, Comunidades Tradicionais, Educação no campo e na cidade, teia da Vida, Saúde, Plantas medicinais e terapias naturais, permacultura, economia solidária, sistemas agroflorestais, recuperação de áreas degradadas e de proteção permanente, legislação ambiental e agricultura urbana.

Ao final os grupos de agroecologia se reuniram em um Conselho final para encaminhar propostas de ação e construir uma agenda comum de atividades para o ano de 2011, assim como a decisão do próximo ENGA, indicada para o nordeste.

Anúncios

1 comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s