Carta Viçosa: Proposta IV ENGA

Círculo dos sonhos ENGA – IV Troca de Saberes (Semana do Fazendeiro de Viçosa)

Salve galera da REGA!

Na Assembléia Final do Rega, durante a Cúpula dos Povos, representantes presentes de Viçosa se comprometeram em retornar aos seus respectivos grupos com a proposta de assumir a Comissão Organizadora do IV ENGA.

Voltamos para Viçosa e realizamos, durante os dias 07 a 13 de julho, na 83 Semana do Fazendeiro, onde a UFV se torna palco do Agronegócio levantando a bandeira de ser este o maior evento extensionista do país, a IV Troca de Saberes. A Troca vem em contramão ao que tem sido a Semana do Fazendeiro trazendo agricultores e agricultoras, estudantes de escolas famílias agrícolas, movimentos sociais para o palco do diálogo entre o conhecimento popular e o conhecimento acadêmico protagonizado pelos grupos de extensão universitária que trabalham na perspectiva da Agroecologia e Economia Popular Solidária.

Nesse encontro, construído por todos nós, tivemos a oportunidade de nos reunir para avaliar se : “IV ENGA, Viçosa?”.
Estiveram presentes nesse espaço, os grupos de Agroecologia de Viçosa GAO (Grupo de Agricultura Orgânica e Agroecológica), SAUIPE (Saúde Integral em Permacultura), APETI – Agroflorestas, o grupo de Cultura Popular Gengibre, o CTA (Centro de Tecnologias Alternativas), a FEAB-Viçosa, agricultores presentes na Troca, o grupo CASA de Rio Pomba – MG, EWÉ de Juiz de Fora –MG.

Como metodologia de condução, foi abordado, no primeiro momento, o histórico dos ENGA`s com intuito de nivelar o compreensão de todos sobre o Encontro. Na sequencia, foi utilizado da metodologia do Círculo dos Sonhos (Dragon Dreaming) para que todos pudessem incorporar seus sonhos pessoais no grande sonho IV ENGA – Viçosa!

A partir disso conseguimos visualizar como principais FORTALEZAS, além de muita vontade e entusiasmo, a parceria entre os grupos de Viçosa e região, o apoio dos agricultores, do CTA e do Programa de Extensão Universitária Teia e a vontade de transformar Viçosa em uma cidade em Transição.

Como DESAFIOS, temos o tempo que já está curto e corre agravado pela greve, a construção de uma plano metodológico que contemple a demanda interna e a nacional dos grupos e dos parceiros,  e o desafio de minimizar os impactos gerados no local por um evento como esse.

Diante disso, o coletivo de Viçosa comunica oficialmente que se propõe a sediar o IV ENGA construindo um evento que seja coerente com os princípios agroecológicos. A ideia é estreitar parcerias com outras organizações que pautam a Agroecologia fortalecendo os espaços de formação e  maximizando as vivencias locais. Informamos também, que nossa estrutura física exigirá limitação de vagas mas trabalharemos para que isso não comprometa o Encontro.

Gostaríamos  que o grupo do REGA respaldasse nossa proposta, nossos sonhos são comuns?

Em caso afirmativo, aguardamos das antigas Comissões Organizadoras materiais relativos ao ENGA (projetos, orçamentos, programações, avaliações) para que possamos dar início aos nossos trabalhos.

É com muito amor que a partir de agora começamos a trabalhar para transformar os nossos sonhos em realidade!

Hábraços fraternos e saudaçoes agroecológicas!

“Em toda ação, Viçosa em transição”

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s