Salve Salve galera da REGA-Brasil!!!
Venho compartilhar com vocês um pouco da experiência que vivenciei participando do Seminário Convocatório do III Encontro Nacional de Agroecologia (ENA) representando a REGA.
Fiquei muito feliz, e ao mesmo tempo um tanto quanto surpresa, ao sentir a receptividade de todas as pessoas que estavam presentes no encontro com a ideia e desejo dos Grupos de Agroecologia de todo o Brasil de se organizar em Rede. Expliquei para as pessoas que esta é uma ideia nova e que está em construção. Compartilhei também nossas experiências com o ENGA`s, e muitos se surpreenderam quando disse que neste último ENGA que aconteceu em Viçosa mapeamos entorno de 30 Grupos de Agroecologia pelo Brasil. Uma vez que a maioria das pessoas que estavam ali presentes participaram dos Grupos de Agricultura Alternativa e/ou do Movimento Estudantil, quando ainda eram estudantes, e não tinham dimensão de como o movimento está
hoje.
Ao longo de todo o Seminário meu sentimento era de que estamos no caminho certo, que é nos organizando que vamos conseguir avançar e realmente ‘Enraizar a Agroecologia nos solos brasileiros’, fortalecendo a participação da juventude no movimento. O I ENA aconteceu em Recife em 2002, o II ENA no Rio de Janeiro em 2006 e agora, 6 anos depois, o III ENA ainda não tem lugar definido mas há indicações de acontecer em 2014 em Brasília, na Amazônia ou em São Paulo. É um encontro que está sendo pensado para 3.000 pessoas, mais ou menos, onde o foco são os agricultores mas que objetiva também a participação de representantes dos vários seguimentos que constroem a Agroecologia hoje no Brasil. Como havíamos conversado no ENGA, levei a proposta de durante o Encontro ter um espaço para as Instalações Pedagógicas dos Grupos junto com uma Feira de Sementes, nada ficou decidido, mas a ideia foi muito bem recebida!
Agora visualizo que nosso próximo avanço será o Seminário para pensar a REGA, que teve como indicativo acontecer no RIO nesse primeiro semestre de 2013, para nos fortalecermos e ampliarmos o entendimento da importância de nos organizarmos em rede.
Espero ter conseguido compartilhar com vocês um pouco dessa vivência que a REGA me proporcionou, os sonhos quando sonhados juntos se intensificam e se tornam mais próximos de se concretizarem!

Desejo a tod@s um Feliz 2013, repleto de sonhos e realizações.. e é claro, muita prosperidade para a REGA!! =]

.. e vamo que vamo trabalhando pois nossa movimentação não pode parar..

Gratidão a tod@s!!
Bela.

segue aí o link da entrevista feita pela Articulação Nacional de Agroecologia sobre a participação dos estudantes no movimento agroecológico!

http://www.agroecologia.org.br/index.php/noticias/noticias-para-o-boletim/393-a-participacao-dos-estudantes-no-movimento-agroecologico

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s