Convite Feira de Troca de Sementes EIA 2013

A Rede de Grupos de Agroecologia do Brasil (REGA) convida a todos participantes  do III EIA (Encontro Internacional de Agroecologia) a participarem da Feira de Troca de Sementes que será realizada durante o encontro. Nesta feira teremos a oportunidade de trocar nossas sementes e experiências agroecológicas, cultivando desta forma nossas práticas e expandindo nossos conhecimentos.

As sementes tradicionais e Crioulas são de suma  importância para a Agroecologia, uma vez que essas estão diretamente sob o cuidado e zelo das agricultoras e agricultores, sendo cultivadas a gerações por essas famílias e comunidades. São sementes resistentes e adaptadas as regiões que são tradicionalmente plantadas. É nosso papel enquanto semeadores disseminarmos e resgatarmos livremente as variedades.

Mas para isso é preciso termos atenção na hora de trocarmos nossas sementes, pois essas são uma das maiores riquezas da Mãe Terra.

Assim como os alimentos, cada semente possui sua validade e seu tempo de maior vigor para se tornar uma plantinha. Desta forma é preciso que os responsáveis pelas sementes tenham consciência de quando essas foram colhidas e as armazenem de maneira a conserva-las sem que se perca a vida do embrião, evitando entrada de fungos insetos e animais.

É importante que as sementes trocadas sejam embaladas e identificadas com nome local e data da colheita. Para isso recomendamos que levem saquinhos e etiquetas para a Feira.

Vale ressaltar que a proposta da Feira é a troca de sementes e outros propágulos. Portanto levem suas sementes e vamos semear a solidariedade!

Anúncios

1 comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s