Carta à Associação Brasileira de Agroecologia

CARTA À ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE AGROECOLOGIA

VIII Congresso Brasileiro de Agroecologia e

V Encontro Nacional de Grupos de Agroecologia

Através do diálogo realizado durante o VII Congresso Brasileiro de Agroecologia e o III Encontro Nacional dos Grupos de Agroecologia em Fortaleza no ano de 2011, tornou-se nítido que a sinergia entre os eventos representa um avanço e o fortalecimento da Agroecologia em âmbito nacional.

A REGA (Rede de Grupos de Agroecologia do Brasil) surge a partir da necessidade de articular os Grupos de Agroecologia (GAs) do país de forma autônoma e horizontal. Neste sentido, o ENGA é a expressão máxima da nossa unidade ao proporcionar espaços de trocas e práticas agroecológicas.

Durante o V ENGA, conjuntamente com o VIII CBA, percebemos que, através do amadurecimento da Rede e desta relação, foi possível a concretização dos eventos de forma complementar. Reiteramos a intenção de que, quando o ENGA ocorrer concomitantemente ao CBA o Encontro deve, além de propiciar espaços para a realização das atividades do congresso, proporcionar uma maior integração entre os diversos sujeitos atuantes na agroecologia. Nos anos em que não houver o CBA, o ENGA continuará trabalhando as demandas relacionadas à Rede, como organização, formação, discussão e demais ações.

Dentre nossas ações, destacamos a realização das Feiras de Troca de Sementes, que promovem o resgate, a preservação e o livre acesso às sementes, assim como aos saberes tradicionais aliados aos conhecimentos acadêmicos.

Acreditamos na Agroecologia transcendendo os limites da academia, com a responsabilidade de construir o conhecimento junto à sociedade. Entendemos a Agroecologia como uma ferramenta fundamental, que contribui com a ruptura do paradigma capitalista vigente a fim de proporcionar a transformação sociocultural que sonhamos.

Porém, é evidenciado cada dia mais um processo de mercantilização da Agroecologia no Brasil, seja restringindo a Agroecologia apenas a sua dimensão ambiental, ou na própria criação de um novo nicho de mercado, evidenciado no superfaturamento dos alimentos orgânicos, obrigando grande parcela da população a consumir alimentos envenenados e geneticamente modificados.

A Agroecologia é muito mais que a produção de alimentos saudáveis, sendo fundamental o resgate sociocultural das comunidades a fim de promover uma nova relação de mercado, aproximando o agricultor do consumidor, contribuindo para a tão necessária aliança entre campo e cidade.

As mulheres tem papel fundamental na construção desta nova sociedade, promovendo o trabalho e cuidado com a terra, resgatando os saberes tradicionais através da preservação das sementes crioulas e trabalho com as ervas medicinais. A igualdade de gênero nos espaços de discussão e tomada de decisões é outro elemento fundamental para caminharmos rumo à nova sociedade que queremos.

Por fim, reafirmamos nosso compromisso para com a construção da Agroecologia no Brasil, e nos colocamos abertos ao diálogo com todas as organizações que promovem a difusão da Agroecologia no país. Desta forma, convidamos todas e todos (camponeses; camponesas; juventude rural e urbana; movimentos sociais; comunidades tradicionais; grupos de agroecologia; academia e demais envolvidos no movimento agroecológico) a participar do próximo ENGA que será realizado no final do ano de 2014. Contamos com a participação e apoio de todos os compromissados com a Agroecologia para que seja possível a consolidação de uma unidade na construção de uma nova sociedade livre da exploração e da fome.

Há-braços agroecológicos,

REGA – Rede de Grupos de Agroecologia do Brasil

V Encontro Nacional dos Grupos de Agroecologia

Porto Alegre – RS, 28 de novembro de 2013

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s