II ERGA – Sul

arte erga.jpg

Convocatória rumo ao II Encontro Regional dos Grupos de Agroecologia do Sul!

02 a 05 de novembro de 2017

Durante os dias 26 a 29 de Maio de 2016 aconteceu no Camping do Parque Estadual do Rio Vermelho em Florianópolis/SC, o I Encontro Regional de Grupos de Agroecologia do Sul. Auto organizado pela Rede dos Grupos de Agroecologia do Brasil (REGA Brasil), o encontro contou com a presença de cerca de 270 pessoas, fomentando a (re)organização dos grupos de agroecologia da região sul, bem como o fortalecimento e formação de novos grupos. O evento possibilitou o encontro entre as pessoas envolvidas com a luta agroecológica, gerando o (re)conhecimento das demandas regionais e enriquecimento do debate nacional.

Para seguir facilitando os laços e fortalecendo a articulação entre os grupos, o II Encontro vem aí e será facilitado pelo Grupo de Agroecologia (GAE-UFPel), entre os dias 02 e 05 de novembro de 2017, na região de Pelotas/RS.

O GAE é formado por estudantes de diversos cursos da Universidade Federal de Pelotas e tem mais de 20 anos de histórias e resistência. A autogestão e a autonomia estudantil na atuação do grupo caracterizam nossa trajetória, nos mostrando que só através da organização coletiva, tornamo-nos capazes de fortalecer o movimento de luta pela agroecologia.

É evidente que a atividade agroecológica não deve ser dissociada do movimento político bem como da ciência e da extensão, por isso buscar uma prática coesa é procurar na ação a práxis. O cenário atual é preocupante: Uma crise econômica em curso e o ajuste fiscal imposto por um governo ilegítimo, que acaba com as expectativas e possibilidades de uma vida livre e justa para as(os) trabalhadoras(es) da cidade e do campo, privatizando as condições básicas de sobrevivência e retirando nossos direitos conquistados ao longo dos anos através da luta. Agir a favor da mudança é reagir contra esta realidade. VAMOS juntos CONSTRUIR O II ERGA SUL, EM BUSCA DA TRANSIÇÃO!!

|| O que queremos com o II ERGA Sul? ||

Aproximar a prática da realidade é uma tarefa importante, por isso na escolha do local sede optamos pela propriedade de uma família parceira de agricultores que está em processo de transição agroecológica. Achamos que a construção do II ERGA Sul neste local resultará em ganhos transformadores para as/os participantes e para as/os agricultoras(es) da região, fortalecendo nossa rede, através da vivência e troca de conhecimentos entre todas as pessoas envolvidas.

Com o objetivo de dar rumo às nossas práticas e espaços de diálogo, o tema gerador deste encontro será “A Transição Agroecológica como ferramenta para o desenvolvimento territorial e a permanência da juventude no campo”.

|| Construção ||

Te convidamos a participar do espaço que dedicaremos a construção, diálogo, formação política e trabalho em torno da temática e expectativas para o II ERGA Sul. Estes momentos acontecerão aos finais de semana na colônia Santo Amor em Pelotas. Se tu te interessas em participar entre em contato pelo email gaepelotas@gmail.com, ou pela página no facebook – facebook.com/gaeufpel.

Conversando e usando metodologias participativas para sistematizar de forma horizontal nossas ideias, pretendemos fazer destes momentos um espaço para conhecer e praticar as dinâmicas de diálogo coletivo. Desde o princípio nos baseamos na seguinte pergunta: “Buscando colher os frutos que almejamos, quais sementes plantar?”. Gostaríamos de convidá-las(os) a contribuir com esta história e participar de mais um momento de imersão agroecológica em busca desta resposta! Contamos calorosamente com a presença dos grupos e das pessoas que tiverem disponibilidade em participar destes momentos conosco!

|| Primeiras orientações ||

Buscamos realizar o Encontro com o menor custo possível. O Valor da inscrição inclui todas as refeições e transporte para vivências;

Inscrições pelo link: https://docs.google.com/…/1FAIpQLSdEeHQ69s4GxtN54-…/viewform

Valores da inscrição:

1ª LEVA: 50 reais até dia 14 de outubro
2ª LEVA: 70 reais até o dia 1º de novembro
NO DIA DO ENCONTRO: 90 reais

Conta POUPANÇA para depósito: Banco do Brasil

Conta poupança: 57.004-4
Ag: 0755-2
variação: 51
Cassia Martins Ferreira

Lembramos que o pagamento antecipado é importante para melhor recebê-los!

Caso necessário solicitar número do CPF

|| Outras informações ||

Prepara a barraca, cobertas, prato e talheres, instrumentos musicais, ferramentas e se possível algum alimento, mudas e/ou sementes para a partilha! O acampamento será em local aberto, então é importante vir preparado/a para o convívio direto com a natureza.

Não serão aceitas atitudes machistas, homofóbicas, racistas, ou qualquer tipo de preconceito e intolerância. Opressores não passarão!

Informativos com outros detalhes sobre o II ERGA Sul na página do GAE (facebook.com/gaeufpel) e no evento: https://www.facebook.com/events/1430214957000119/?acontext=%7B%22action_history%22%3A%22[%7B%5C%22surface%5C%22%3A%5C%22page%5C%22%2C%5C%22mechanism%5C%22%3A%5C%22page_upcoming_events_card%5C%22%2C%5C%22extra_data%5C%22%3A[]%7D]%22%2C%22has_source%22%3Atrue%7D

Para maiores informações sobre os encontros da REGA, acesse: https://regabrasil.wordpress.com/nossos-encontros/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s