3º ENGA

(atualizando…)

III Encontro Nacional dos Grupos de Agroecologia, Fortaleza/CE – 2011.

 IIIenga_001

As matérias dos jornais já noticiam, a condição de bairro ecológico para Sabiaguaba! Como assim? Trata-se de uma Unidade de Conservação (UC) a extremo leste da zona urbana de Fortaleza que abrange quatro comunidades: Sabiaguaba, Gereberaba, Abreulândia e parte da Lagoa Redonda. Lá, o movimento de moradores e amigos da Sabiaguaba intensificou-se de diversas formas, especialmente, quando foi iniciada a construção da ponte sobre o rio Cocó. Esta liga a praia de Sabiaguaba a praia do Futuro, numa região de manguezal. Inicialmente, o objetivol foi de barrar a obra, porém, inaugurada em 2011, esta abriu outros precedentes que preocupam a comunidade local e ambientalistas.

A estrada, após a ponte, é inconclusa. De um lado está o mangue, de outro o Parque das Dunas. Para onde leva esse projeto? Sabe-se que ele está voltado para o escoamento de produtos, caracterizados pelo fluxo rápido e pesado, que entrará no Estado pelo Porto do Pecém, no projeto da Via Estruturante. No entanto, de que maneira a comunidade local participará ou será afetado por isto? Quais benefícios ou que ações serão priorizadas para a região? Visando responder a estas questões, o movimento “Cidades em Transição” foi abraçado pelos ativistas no propósito de criar e fortalecer a rede de articulação local em prol de uma, dentre poucas regiões, que guarda o seu ecossistema original numa cidade sufocado por carros e asfaltos.

“Percursos” na Sabiaguaba em Transição

Inspirados pelo Movimento Cidades em Transição um grupo de moradores da região da Unidade de Conservação da Sabiaguaba está partindo para ação para tornar real o primeiro bairro ecológico da cidade de Fortaleza. Passearemos por esta região das lagoas, rios, dunas e mangues, de grande relevância ambiental, acolhidos por estes moradores. Eles estarão nos conduzindo e trocando experiências, soluções e mostrando seu estilo de vida e opções, renovando as possibilidades para a vida urbana e apresentando várias experimentações ecossustentáveis e suas metodologias, técnicas, filosofias, resultados, expectativas e o encantamento com estas descobertas.

“Sabi” recebe o III ENGA

O Encontro nacional de Grupos de Agroecologia ocorrerá na praia Abreulândia, exatamente na COFECO, antiga colônia de férias entre o rio Pacoti e o mar. Fica cerca de 14km do Centro de Convenções, onde ocorrerá o Congresso Brasileiro de Agroecologia. O encontro inicia-se dia 12 e segue até sábado, dia 17 de dezembro. Logo, divulgaremos a programação das atividades: mutirões, visitas a campo, feiras, apresentação dos grupos de agroecologia, atos criativos, programação cultural.

Mais informações sobre as inscrições na última postagem.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s