Combinados do evento

Querido Inscritx:

A Ecovila Tibá busca viver em harmonia e respeito com a diversidade humana e a natureza. Já estamos nessa busca há 8 anos aqui em São Carlos e, apesar dos tropeços, temos avançado nessa direção.

Descobrimos que a agroecologia é um grande pivô entre a saúde, a economia e o respeito à natureza. Por este motivo ficamos honrados quando fomos escolhidos para receber o VI ENGA.

Apesar de estarmos empolgados com o evento, existem algumas preocupações e limitações que você precisa saber e respeitar para que o convívio nesses 5 dias seja harmonioso e significativo.

A Ecovila Tibá é o local de moradia de algumas famílias. Muitas dessas pessoas terão que cumprir suas rotinas de trabalho e compromissos assumidos, independentemente da programação do evento. São adultos e crianças com horários para cumprir e que precisam de privacidade nos seus núcleos familiares. Essas pessoas entendem que, havendo respeito mútuo, ninguém se sentirá incomodado durante o evento. Por esse motivo, as áreas de moradia dessas famílias serão sinalizadas para que você e os outros participantes do VI ENGA tenham o cuidado e o carinho de não gerarem situações incômodas ou constrangedoras nessas áreas.

Também existem locais na Ecovila Tibá que requerem alguns cuidados e atenção. São áreas de preservação, nascentes de água, ou áreas de plantio que merecem nosso respeito e atenção. Pedimos que você cuide para não estragar, ou deixar material nocivo nesses lugares. Se puder orientar alguém que não tenha a mesma atenção, fique à vontade para fazê-lo com respeito e amorosidade.
Também existem locais específicos onde há riscos de acidentes devido a barrancos ou encostas íngremes. Esses ficam a uma distância segura de onde acontecerão as atividades do encontro. Mesmo assim, eles serão sinalizados para que você e outros participantes fiquem alertas quantos aos riscos, caso cheguem muito próximo.

Orientamos que assim que você chegar ao VI ENGA procure a Tenda de Acolhimento. É lá que receberá o material de boas vindas ao encontro, assim como as orientações relativas ao camping, aos horários e espaços de convívio e onde também poderá tirar suas dúvidas.

Teremos um compromisso sério com os horários assumidos nesse encontro. Toda a programação que tiver hora para começar e terminar será cumprida com pontualidade. Essa é mais uma forma de respeitar quem está se comprometendo com cada atividade, no momento em que ela acontece e também com os compromissos assumidos depois da atividade.

Para você participar do VI ENGA será necessário trazer algumas coisas para seu uso pessoal, tais como:

  • Prato, caneca e talher
  • Roupas de cama e banho
  • Barraca
  • ????

Pedimos que você tenha o cuidado de não gerar coisas esquecidas. Sugerimos que ponha seu nome em tudo que trouxer para facilitar a você mesmo encontrá-las. Habitue-se a verificar se não deixou nada para trás quando sair de um espaço para outro. Mesmo assim, pode acontecer de algo ser esquecido. Por isso manteremos os Achados e Perdidos na Tenda de Acolhimento. Se você perceber alguma coisa perdida, pedimos que tome a iniciativa de levá-la para a Tenda do Acolhimento e assim facilitar o trabalho de quem vai procurar suas coisas no futuro.

Ao final do evento, manteremos os itens dos Achados e Perdidos por um período de 30 dias e você poderá contactar a Comissão Organizadora para verificar se algum esquecido seu se encontra lá. No entanto, não poderemos arcar com os custos de devolução de nenhum item.

Na Ecovila Tibá, é conversando que resolvemos nossos problemas, nossas diferenças e nossas semelhanças. Acreditamos que durante o VI ENGA essa será a estratégia de sucesso para situações imprevistas ou mal-entendidos. Infelizmente corremos o risco de encontrar alguém que tenha dificuldade com essa forma de proceder. Nos casos em que a conversa, a empatia e a boa vontade não funcionarem, nos damos o direito de solicitar a retirada dessa pessoa do Encontro, mesmo que para isso precisemos apelar para as autoridades legais.

Também aproveitamos para lembrar que nenhuma Ecovila, nenhuma Associação e nenhuma pessoa está isenta da leis e normas que regem a sociedade em que estamos inseridos. A Associação Ecovila Tibá de São Carlos sabe disso e se empenha em agir de forma ética e responsável nesse aspecto. Sugerimos fortemente que você também se empenhe em agir de forma correta e responsável quanto a observação do que é permitido ou proibido em nossa sociedade, afinal as consequências de suas atitudes recairão sobre você mesmo.

Dúvidas sobre o evento: duvidasvienga@gmail.com

OBS: Em caso de dúvidas por favor mandem e-mails. Não poderemos responder através dos comentários do site.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s