Cultural

ATRAÇÕES CONFIRMADAS
Dub -Oro Ari- Filhas da Floresta- Gira Fulo- Rochedo de Ouro

Em sua maioria, as expressões artísticas que chegam ás massas são aquelas manipuladas pela mídia, com interesses políticos de lucro e alienação das massas. A grande fenda que separa a humanidade da natureza é um equívoco de percepção e tem criado consequências sócio ambientais que passam a ameaçar as perspectivas de futuro, não só das gerações futuras, mas das gerações atuais.
O trabalho agora é o retorno. Retorno aos instintos. Retorno as raízes. Retorno aos costumes. Retorno às antigas crenças. Com o objetivo de estudar as manifestações culturais e os povos tradicionais brasileiros relacionando-os com a natureza e sua preservação, podemos perceber a enorme consciência cosmológica desses povos e o grande saber desses sobre as problemáticas ambientais mais atuais.
A crise ecológica nos traz à consciência a noção de que fazemos parte de um sistema natural complexo e que, ao ameaçarmos esse sistema, estamos ameaçando a nós mesmos, como fala neste poema Ted Perry, inspirado por Chefe Seatlle:

“Isso nós sabemos.
Todas as coisas são conectadas
como o sangue
que une uma família…
O que acontecer com a terra
Acontecerá com os filhos e filhas da terra.
O Homem não teceu a teia da vida
Ele é dela apenas um fio.
O que ele fizer para a teia
Estará fazendo a si mesmo.”
(Ted Perrey)

Quando falamos da sabedoria de nossos ancestrais, nossos mestres, na maneira de lidar com a vida e com a natureza, podemos estar falando de algo muito subjetivo, algo que só com a crença possa ser realmente absorvido. Ou não, ou podemos estar falando de algo bem palpável e real. Ao buscarmos nos religar com as culturas indígenas e afro-brasileiras, ao buscarmos fazer contato e estudar os mestres de nossa cultura, estamos entrando em contato diretamente com a sabedoria de nossos ancestrais que há muitos anos estiveram nessa terra e sabiam lidar com a natureza de forma harmônica e respeitosa que hoje nem podemos mensurar. E tudo isso pode ser percebido, muitas vezes apenas realmente prestando atenção nas letras de musicas que são entoadas por essas manifestações até hoje.
A vida depende de ar, terra, água e luz, mas também depende de cuidado, amor, carinho e zelo. A ternura passa a ser um fator de sobrevivência tão importante quanto o ar ou a água e a sobrevivência da espécie depende da qualidade das nossas transformações interiores. As musicas não costumam ultrapassar esses valores ou então coisas básicas do cotidiano e a fé.
Isso deve ser captado e manifestado pelos artistas do mundo todo, de uma forma que a comunicação do novo paradigma não seja enfraquecida pelo mercado. Podemos fazer isso vivendo de uma maneira simples, dando o exemplo.

VAMO QUE A CULTURAL VAI SER PEDRAADAAA!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s