Últimos Avisos :)

Querido Inscritx:

A Ecovila Tibá busca viver em harmonia e respeito com a diversidade humana e a natureza. Já estamos nessa busca há 8 anos aqui em São Carlos e, apesar dos tropeços, temos avançado nessa direção.

Descobrimos que a agroecologia é um grande pivô entre a saúde, a economia e o respeito à natureza. Por este motivo ficamos honrados quando fomos escolhidos para receber o VI ENGA.

Apesar de estarmos empolgados com o evento, existem algumas preocupações e limitações que você precisa saber e respeitar para que o convívio nesses 5 dias seja harmonioso e significativo.

A Ecovila Tibá é o local de moradia de algumas famílias. Muitas dessas pessoas terão que cumprir suas rotinas de trabalho e compromissos assumidos, independentemente da programação do evento. São adultos e crianças com horários para cumprir e que precisam de privacidade nos seus núcleos familiares. Essas pessoas entendem que, havendo respeito mútuo, ninguém se sentirá incomodado durante o evento. Por esse motivo, as áreas de moradia dessas famílias serão sinalizadas para que você e os outros participantes do VI ENGA tenham o cuidado e o carinho de não gerarem situações incômodas ou constrangedoras nessas áreas.

Também existem locais na Ecovila Tibá que requerem alguns cuidados e atenção. São áreas de preservação, nascentes de água, ou áreas de plantio que merecem nosso respeito e atenção. Pedimos que você cuide para não estragar, ou deixar material nocivo nesses lugares. Se puder orientar alguém que não tenha a mesma atenção, fique à vontade para fazê-lo com respeito e amorosidade.

Também existem locais específicos onde há riscos de acidentes devido a barrancos ou encostas íngremes. Esses ficam a uma distância segura de onde acontecerão as atividades do encontro. Mesmo assim, eles serão sinalizados para que você e outros participantes fiquem alertas quantos aos riscos, caso cheguem muito próximo.

Orientamos que assim que você chegar ao VI ENGA procure a Tenda de Acolhimento. É lá que receberá o material de boas vindas ao encontro, assim como as orientações relativas ao camping, aos horários e espaços de convívio e onde também poderá tirar suas dúvidas.

Teremos um compromisso sério com os horários assumidos nesse encontro. Toda a programação que tiver hora para começar e terminar será cumprida com pontualidade. Essa é mais uma forma de respeitar quem está se comprometendo com cada atividade, no momento em que ela acontece e também com os compromissos assumidos depois da atividade.

Para você participar do VI ENGA será necessário trazer algumas coisas para seu uso pessoal, tais como:

 

  • Prato, caneca e talher
  • Roupas de cama e banho
  • Roupas de frio para usar durante a noite
  • Barraca reforçada que aguente a chuva
  • Botas para se proteger das COBRAS enquanto anda pela Ecovila.
  • Ferramentas de trabalho, tais como enxadas, facão, enxadão, cavadeira, entre outros.

 

 

Pedimos que você tenha o cuidado de não gerar coisas esquecidas. Sugerimos que ponha seu nome em tudo que trouxer para facilitar a você mesmo encontrá-las. Habitue-se a verificar se não deixou nada para trás quando sair de um espaço para outro. Mesmo assim, pode acontecer de algo ser esquecido. Por isso manteremos os Achados e Perdidos na Tenda de Acolhimento. Se você perceber alguma coisa perdida, pedimos que tome a iniciativa de levá-la para a Tenda do Acolhimento e assim facilitar o trabalho de quem vai procurar suas coisas no futuro.

Ao final do evento, manteremos os itens dos Achados e Perdidos por um período de 30 dias e você poderá contactar a Comissão Organizadora para verificar se algum esquecido seu se encontra lá. No entanto, não poderemos arcar com os custos de devolução de nenhum item.

Na Ecovila Tibá, é conversando que resolvemos nossos problemas, nossas diferenças e nossas semelhanças. Acreditamos que durante o VI ENGA essa será a estratégia de sucesso para situações imprevistas ou mal-entendidos. Infelizmente corremos o risco de encontrar alguém que tenha dificuldade com essa forma de proceder. Nos casos em que a conversa, a empatia e a boa vontade não funcionarem, nos damos o direito de solicitar a retirada dessa pessoa do Encontro, mesmo que para isso precisemos apelar para as autoridades legais.

Também aproveitamos para lembrar que nenhuma Ecovila, nenhuma Associação e nenhuma pessoa está isenta da leis e normas que regem a sociedade em que estamos inseridos. A Associação Ecovila Tibá de São Carlos sabe disso e se empenha em agir de forma ética e responsável nesse aspecto. Sugerimos fortemente que você também se empenhe em agir de forma correta e responsável quanto a observação do que é permitido ou proibido em nossa sociedade, afinal as consequências de suas atitudes recairão sobre você mesmo.

 

AVISOS IMPORTANTES:

 

PORTEIRA DA ECOVILA: Durante o VI ENGA, a porteira da Ecovila permanecerá aberta, utilizaremos como trava uma corrente presa a dois pregos localizados na parte de traz da parte móvel da porteira (a que vai abrir). Abra-a e torne a fecha-la como o indicado. A porteira fechada previne que os animais saiam da Ecovila, por favor se atente a mante-la fechada após a passagem.

TEMPERATURA MÉDIA: 24o Graus, podendo fazer bastante calor de dia e frio à noite.

BARRACAS: Existe a possibilidade de chuva, tragam barracas reforçadas. Por favor, não acampem embaixo de árvores, devido à grande possibilidade de quedas de raio. E se atentem para a área de fiação do Tibá, há risco de choque e incêndio caso instalem a barraca embaixo dessa fiação.

TRAZER: Prato, copo e talheres. Camisetas (vai rolar stencil com artes do VI ENGA  a valores acessíveis). Traga também bastante amor, felicidade e respeito pelo próximx.

PRECISAMOS: De bacias para lavagem permacultural, caso você tenha e puder emprestar para utilizarmos após as alimentações será de grande ajuda na diminuição das filas!

O QUE ESTÁ GARANTIDO NO VALOR DA SUA INSCRIÇÃO: Todas as refeições que fará nesses 5 dias, todos os cosméticos que precisará usar nesses 5 dias (tais como shampoo, condicionador, sabonete, repelentes, pasta de dente, entre outros), espaço no camping, estacionamento, participação nas oficinas e vivências e participação nas culturais.

NÃO TRAZER: Shampoo, condicionador, sabonetes, repelente e afins.

VENDA DE PRODUTOS: Durante o evento haverá venda de produtos artesanais, roupas, brincos, colares, cervejas, entre outros. Traga dinheiro caso se interesse em comprar alguns desses produtos.

PROBLEMA DA ÁGUA EM SÃO PAULO: O sistema de abastecimento de água da Ecovila é feito através de poço artesiano. Pensando na possível falta dela durante o evento, nos preparamos enchendo, através das chuvas que ocorreram ao longo do ano, nossas duas cisterna (30 mil litros e 40 mil litros) e mais uma caixa d’água de 10 mil litros. Preparamos a Ecovila para recebe-los com muito carinho, contudo, devemos sempre nos atentar ao consumo desnecessário de água, tentando economizar, em todas as nossas ações, esse bem tão precioso à vida.

 

-COSMÉTICOS NATURAIS

No Tibá não possuímos um sistema que trate a água que utilizaremos nos chuveiros e pias. A água utilizada para esses fins será despejada diretamente na mata, por isso a utilização de produtos biodegradáveis facilita o processo de recuperação do ecossistema.

Forneceremos para todxs xs participantes cosméticos como: sabonete, loção capilar, hidratante capilar, pó dental, enxaguante bucal e repelente! Preparados com muito amor, com produtos naturais e orgânicos que respeitem o ambiente que estaremos e o nosso corpo.

Os sabonetes serão distribuídos individualmente e a loção capilar ficará fixa aos chuveiros! Haverão pontos onde os cosméticos ficarão disponíveis, e contamos com a colaboração de todos para que utilizem apenas a quantidade necessária para que não falte pra ninguém!

 

– SEPARAÇÃO DOS RESÍDUOS


O encontro está sendo preparado buscando motivar ao máximo o respeito e cuidado com a terra e as pessoas, é muito importante que estejamos atentos a nossos resíduos e façamos a separação correta e cuidadosa deles.

No encontro haverão indicações sobre como proceder 🙂

 

ENGUINHA


O Enguinha é um encontro de sementes!! Lindas sementes do amanhã! Sementes de variados tamanhos, idades, cores, formas de se expressar.

Papais e mamães, este espaço será dedicado as suas sementinhas! Uma oportunidade para vocês vivenciarem com seus pequenos propostas de um mundo sustentável e harmonioso. Contaremos com o auxilio de educadores e oficineiros em determinados períodos (veja a programação no site) e com um espaço próprio para as crianças!

Um espaço que será construído por elas e de responsabilidade de todos: crianças, papais, mamaes, educadores, encontristas!

Neste pequeno celeiro, brincando muito, descobriremos juntos como cuidar do berço de nossas sementinhas para que possam amanhã manifestar o poder da grande arvore que em sábio silencio trazem dentro de si!

Em honra a Grande Mãe Terra, saudamos a vida! Salve nossas sementes! Salve o Enguinha!!”

 

 

Abrigamos dentro de nós um incrível potencial multiplicador, juntos vamos mais longe!! 

 

 

Caronas para o VI ENGA (ofereça e encontre caronas): https://www.facebook.com/groups/1476053439340455/?fref=nf

 

Ajude no financiamento coletivo para viabilizar esse evento lindo: http://www.catarse.me/pt/vienga

 

Dúvidas sobre o evento: duvidasvienga@gmail.com

 

OBS: Em caso de dúvidas por favor mandem e-mails. Não poderemos responder através dos comentários do site.

 

CHAMADO PRÉ ENGA- FOCALIZAMORES

Dos dias 08 ao 11 de Novembro estará ocorrendo o Pré Enga- Finalização de mutirões para construção da estrutura física do encontro e curso de Focalizamores. Focalizamores são pessoas que nos ajudarão a manter o ritmo do pulsar do amor durante o encontro, sendo responsáveis pela orientação de algumas atividades em que a CO (Comissão Organizadora) não poderá estar presente- pois precisará estar em outras frentes-.  Contabilizamos cerca de 25 pessoas para nos ajudarem dessa maneira.  (haverá uma oficina/troca de idéias acerca da Comunicação Não Violenta) e organiza-ação das atividades, para que possam auxiliar nesse processo de maneira autônoma.

Pedidos que fazemos para quem vem antes para a participação no Pré-ENGA é:

–  Trazer algum alimento perecível (legumes ou frutas – porque nossa compra do evento ainda não haverá chegado);

– Precisamos de ferramentas, luvas banners (para cobrir as geodésicas)

– Avise (através do duvidasvienga@gmail.com) se vier para que possamos saber a quantidade de pessoas esperadas nesses dias anteriores!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s