Vivências

Bem vindxs participantes do VI ENGA.

As vivências são oportunidades de experienciarmos outras realidades agroecológicas do estado de Sâo Paulo. No VI ENGA visitaremos dois espaços rurais: Fazenda da TOCA e Assentamento Nova São Carlos; e um espaço de permacultura urbana: Associação Veracidade.

As visitas acontecerão em dois dias (13 e 14/11), das 7h e 30min às 11h. Estaremos atentos à pontualidade das saídas para mantermos a harmônia da programação de cada espaço.

Para cada vivência serão disponibilizadas 40 vagas, totalizando 120 vagas. Em função desta limitação, sugerimos aos grupos interessados em participar das vivência,s que selecionem representantes para que todxs possam, de alguma forma, participar.

Xs interessados deverão preencher o campo “vivências” na fixa de inscrição. O preenchimento das vagas serão por ordem de inscrição.

Lembramos que concomitantemente às vivências, estarão ocorrendo, na Ecovila Tibá, oficinas diversas.

SOBRE AS VIVÊNCIAS:

1 – ASSENTAMENTO NOVA SÃO CARLOS

Reconhecido pelo INCRA em 2009 e localizado em uma das saídas da cidade, no antigo horto da FEPASA, o Assentamento Nova São Carlos é uma comunidade onde convivem cerca de 80 famílias. O lote que será visitado é a terrinha do casal Gílson e Meire e seus filhos Lucilene e Milton, onde encontraremos experiências guerreiras de plantio em meio à falta d’água e ao solo arenoso de baixa fertilidade. Também visitaremos a futura casa da família que, em parceria com o Grupo Habis do Instituto de Arquitetura e Urbanismo da USP, está sendo totalmente construída com técnicas de bioconstrução, visando sempre o aproveitamento dos recursos locais e a realização de mutirões em que o espaço de trabalho é também para produção e troca de conhecimentos.

2 – ASSENTAMENTO SANTA HELENA

O Assentamento Santa Helena foi criado pelo INCRA no ano de 2005. Atualmente, o assentamento possui 14 lotes e 14 famílias assentadas que desenvolvem atividades diversificadas de agricultura familiar, como o cultivo de milho, feijão, mandioca, hortaliças e legumes, adubos verdes, pastagem, capineiras, eucalipto, café, frutas diversas, criação de pequenos animais como aves caipiras, porcos e pecuária leiteira e apenas um lote apresenta manejo agroecológico. A grande dificuldade atual do assentamento é o acesso à água. Esta vivência tem como objetivo conhecer a realidade do assentamento e realizar atividades demandadas pelos/as assentados/as por meio de mutirões. Nos dividiremos em grupos, e cada grupo irá realizar uma intervenção em um lote.

3 – FAZENDA DA TOCA 

Tudo começou em 2009, quando uma tradicional fazenda de laranja, em Itirapina (a 200 km de São Paulo), foi convertida em uma fazenda orgânica de leite, ovos e frutas. Hoje, a Fazenda da Toca desenvolve uma produção orgânica em larga escala de maneira diversificada e integrada. Neste contexto, concebemos nosso projeto a partir de uma analogia: a fazenda é um grande organismo vivo, que para ser saudável depende do bom funcionamento de seus órgãos. Dessa forma, desenvolvemos um sistema orgânico totalmente voltado ao equilíbrio ecológico e à qualidade de vida de todos os stakeholders envolvidos no processo: meio ambiente, funcionários, clientes e fornecedores etc… Como dizemos sempre, tem que ser um jogo de ganha ganha. Mas, o maior diferencial da Fazenda da Toca é a interdependência em larga escala de todos os seus sistemas produtivos. Em outras palavras, os insumos de uma unidade produtiva também são usados para alimentar as outras unidades. Acreditamos que podemos apreender muito com a natureza e inspirado nela replicar suas soluções para um sistema produtivo eficiente e economicamente viável, respeitando sempre os ciclos naturais e aumentando a biodiversidade. Essa vivência propõe um passeio pela Fazenda e algumas atividades no local.

4 – ASSOCIAÇÃO VERACIDADE 

Sejam bem vindos a esta vivência que trará a perspectiva da permacultura urbana a partir da experiencia vivida pela Associação Veracidade, coletivo atuante na cidade de São Carlos desde 2012, focado na transformação socioambiental do município e demais territórios. Teremos uma boa prosa durante a visita do espaço, conhecendo o trabalho junto as temáticas de agricultura orgânica, o CSA, a compostagem com o projeto GIRO e a ocupação de espaços urbanos afim de transforma-los em espaços de convívio mais sustentáveis, produção de alimentos e educação.
Será apresentado também um novo espaço onde será proposto uma serie de atividades práticas. Após conversarmos sobre os planos e sonhos para este lugar, serão plantados alguns canteiros, já que o espaço irá possuir o privilegio de ter vários companheiros contribuindo com sua energia e espirito.
Estamos na espera. Hasta!

 

Dúvidas sobre as vivências: duvidasvienga@gmail.com

OBS: Em caso de dúvidas por favor mandem e-mails. Não poderemos responder através dos comentários do site.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s