Campanha de Financiamento Colaborativo: Povos Tradicionais no VII ENGA!!

Saudações Agroecológicas e Amazônicas!

A Rede de Grupos de Agroecologia do Brasil (REGA Brasil) é uma organização que prioriza o autofinanciamento para manter suas atividades, sendo que seu recurso financeiro é levantado pela realização de eventos, pela mobilização solidária entre os coletivos integrantes, por meio de financiamentos colaborativos e parcerias, tudo isso visando o fomento ao apoio mútuo entre as pessoas e organizações e a manutenção de nossa autonomia política.

Para este sétimo Encontro Nacional de Grupos de Agroecologia, que este ano se somará ao Congresso Brasileiro de Agroecologia, ambos os primeiros eventos realizados na região norte e amazônica, estamos dando especial atenção em visitar e convidar pessoas originárias de comunidades tradicionais da região amazônica paraense, dentre elas ribeirinhas, quilombolas, indígenas e extrativistas e povos de terreiro, com ênfase em sua juventude. Viemos ao longo dos últimos meses visitando e articulando junto às comunidades e órgão de apoio como Conselho Indigenista Missionário (CIMI), Instituto Chico Mendes, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Malungu (Coordenação das Associações das Comunidades Remanescentes de Quilombos do Pará), Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (SEJUDH) e Instituto Nangetu de Tradição Afro-Religiosa e Desenvolvimento Social. Estamos nos esforçando para garantir que ao menos algumas representações destas comunidades estejam presentes propiciando que entrem em contato com a Agroecologia, participem das mesas e debates, estabeleçam contatos e fortaleçam redes de apoio mútuo, integrando e diversificando ainda mais este grande encontro em prol da Agroecologia. Como pensamos tematicamente neste ENGA no sentido de problematizar e dialogar com a realidade das comunidades, da mesma maneira nos preocupamos em propiciar que elas estejam presentes falando a respeito destes temas.

Trata-se de mais uma oportunidade para difundirmos a Agroecologia pelas territorialidades, garantir pluralidade e o seu debate intergeracional. Tudo isso vai de encontro com a intenção de promovermos uma ciência que dialogue de fato com a realidade destas comunidades e de uma ciência que atue pelo bem viver e pelo bem comum.

Estamos em uma região na qual o transporte é dificultoso e caro, e a realidade econômica não é dinâmica ao mesmo tempo em que o custo de vida – principalmente nas cidades – é alto; ao mesmo tempo, passamos por um momento de cortes nos gastos e auspícios públicos. Quando nos referimos a tais comunidades, estas questões apresentam-se como fatores limitantes à sua presença nos eventos, pois demandam altos gastos financeiros e logística. Estamos nos mobilizando para fazer uma campanha autônoma de financiamento colaborativo no sentido de levantarmos recursos a mais para auxiliarmos no transporte, na estadia e na alimentação das pessoas destas comunidades durante os dias dos evento, de forma que propiciemos sua participação nos mesmos.

Sugerimos a doação de quantias de R$5 e R$10, ou mais para quem puder e quiser ajudar. A doação poderá ser feita no momento da inscrição e do pagamento do VII ENGA, indicando a realização da doação no momento de mandar o comprovante de pagamento por e-mail. À quem já tem efetivada sua inscrição no evento e quiser ajudar, é só realizar a transferência dos valores para a mesma conta das inscrições do ENGA, nos avisando por e-mail. À quem não virá ao evento mas ainda assim deseja ajudar, abaixo estão as informações para o depósito do valor referente à doação:

Favorecida: Tatiana W Furquim
Banco do Brasil
Ag. 3850-4, CC 16.074-1

Viva a diversidade, o apoio mútuo e a união que nos dá autonomia e fortalece, viva a Agroecologia!!

Bora chegar e nos vemos por Belém!!

Este slideshow necessita de JavaScript.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s