Como participar?

A REGA é uma Rede totalmente autogerida, e todos os seus membros são militantes da agroecologia que trabalham voluntariamente para construí-la. Ao longo dos anos, a REGA sentiu a necessidade de estabelecer mecanismos de entrada oficial na Rede, pois são muitas as pessoas e coletivos que participam dos encontros uma ou duas vezes, enquanto outras trabalham ativamente ao longo dos anos para fazê-la crescer, amadurecer e gerar frutos. Por outro lado, não tínhamos mecanismos de acolhimento muito claros, o que dificultava a inserção da maioria das pessoas interessadas em se aproximar.

No V Sementário, em 2017, definimos uma metodologia de entrada para novos membros da REGA, que será implementada a partir do próximo ENGA. Definimos que os ENGAs e ERGAs seguem sendo encontros totalmente abertos ao público em geral, e nos quais são mapeados os grupos, coletivos e iniciativas relacionadas à Agroecologia de forma geral.

Nestes encontros, haverá sempre um espaço destinado ao acolhimento de pessoas, grupos e coletivos que se interessem em fazer parte efetivamente da Rede de Grupos de Agroecologia do Brasil.

Neste espaço de Boas-Vindas, haverá a apresentação e discussão aprofundada sobre os princípios, objetivos e estrutura organizativa da Rede.

Aqueles que se identificarem com estes princípios e objetivos devem, a partir deste Encontro, assumir (individualmente ou enquanto grupo) uma tarefa, seja entrando em um GT, sendo compondo a Comissão Organizadora de algum dos próximos eventos, seja promovendo alguma campanha pela REGA. Percebemos ao longo dos anos que o sentimento de pertencimento e empoderamento só é possível a partir da prática, o momento em que se assumem responsabilidades, percebem-se dificuldades, buscam-se caminhos para solucionar problemas e contribui-se com novas ideias e sugestões de maneira ativa.

Este período de aproximação será sempre acompanhado por um apa/amadrinhamento de um/a veterano/a, que auxiliará a/o recém-chegada/o em sua inserção na REGA (para encontrar informações, entrar na lista de e-mails, tirar dúvidas, etc).

Todas e todos são mais do que bem-vindas/os, é só chegar e somar!

 

 

Anúncios