4º ENGA

IV Encontro Nacional de Grupos de Agroecologia

Enraizando a Agroecologia nos Solos do Brasil!!

Enraizando a Agroecologia nos Solos do Brasil!!

O que é o Encontro Nacional dos Grupos de Agroecologia? Para que serve o ENGA? Quais os potenciais práticos que um encontro como esse tem? Como levar a Agroecologia da teoria à prática?
Com o objetivo de responder a estas perguntas, o IV ENGA acontece em Viçosa, organizado pelos grupos de Agroecologia da UFV (APETI, GAO e SAUIPE) em parceria com o DCE, os CAs (Agronomia, Biologia, Ciências Sociais), o programa de extensão TEIA e as ongs CTA-ZM(Centro de Tecnologias Alternativas da Zona da Mata) e  ISA (Instituto Sócio Ambiental) -VIÇOSA e muito mais! (Veja em “Parcerias”). O ENGA é um encontro organizado pela Rede de Grupos de Agroecologia do Brasil – REGA e o Mutirão Ciranda (que é a união dos três grupos de Viçosa) está mobilizando esforços, para realizar um encontro focado na transformação social e no fortalecimento do movimento agroecológico brasileiro.
Venha participar e traga seu grupo para juntos, enraizarmos a Agroecologia nos solos do Brasil.

Informações pelo email : motiro_o@yahoo.com.br

IV_ENGA_enraizando_a_agroecologia_nos_solos_do_brasil

___________________________

O mundo ultrapassa a marca dos 7 bilhões de habitantes. Os recursos naturais estão sendo exauridos e a taxa de recuperação dos ecossistemas fica cada vez mais comprometida. O consumismo foi adotado como cultura global e, ser bem sucedido é ter grande poder aquisitivo. Nesta mesma corrente a prática agrícola industrial ou agronegócio é responsável por parte significativa da degradação do ambiente. Grandes empresas e coorporações envenenam e escravizam agricultores e consumidores todos os dias, incentivam a expansão das fronteiras agrícolas no Cerrado e na Amazônia e deixam pelo caminho solos degradados e massacre de comunidades tradicionais.

Nesse cenário caótico a Agroecologia está inserida de diversas maneiras como ciência, prática, filosofia de vida e  movimento social de luta e de resistência que almeja a transformação da sociedade e mudança de paradigmas, independente do rural ou urbano em que cada um vive. Grupos que surgem em Universidades ou em outros círculos sociais, que estudam e praticam a Agroecologia são pilares importantes de sustentação e crescimento do movimento Agroecológico. A REGA – Rede de Grupos Agroecológicos tem contribuido no fortalecimento dessas experiências no Brasil.

Em Viçosa, existem três grupos organizados que assumiram o compromisso de articular e organizar o IV ENGA, cada grupo tem uma linha de trabalho complementar e cada um tem sua área experimental. A união dos grupos forma o Mutirão Ciranda onde as decisões são tomadas em conjunto com a presença de integrantes de todos os grupos em uma grande Ciranda.

A fim de potencializar a articulação da REGA, o Mutirão Ciranda está mobilizando esforços para a realização de um ENGA bastante focado em questões técnicas e  metodológicas que favorecem construção do conhecimento agroecológico!

Aguardamos a presença de todos!

"Em toda ação, Viçosa em Transição!"

“Em toda ação, Viçosa em Transição!”

http://engavicosa.blogspot.com.br/

__________________________________

CARTA PREPARATÓRIA

Àqueles que desejam participar do IV ENGA Viçosa pedimos que se preparem junto à seus grupos para o encontro. Haverá espaços para mostra de experiências (Instalações Pedagógicas) onde cada grupo poderá trocar experiências sobre as atividades que realizam. Consta em trazer para o ENGA, cartazes, fotos, textos e o que mais a criatividade permitir para cada grupo montar a sua “Instalação”. Será um espaço que além de demonstrativo, proporciona o debate e trocas de saberes. Assim compartilharemos boas idéias, experiências e atividades dos grupos.

Atenção! As Instalações Pedagógicas são como instalações artísticas.
 
Segundo a wikipedia: uma instalação  artística é uma manifestação onde a obra é composta de elementos organizados em um ambiente . A disposição de elementos no espaço tem a intenção de criar uma relação com o espectador. É uma obra de arte que só “existe” na hora da exposição, é montada na hora, e após isto é desmontada, sendo que de lembrança da mesma só ficam fotos e recordações…
No nosso caso não necessariamente precisa de ser artística, mas tem que ter os elementos que permitam a interação com quem esta vendo. Após ser obervada e discutida por todos, ou mesmo durante a observação,  aos participantes podem modificá-la, colocando ou tirando elementos. Digamos que é um poster em 3 dimensões e com outros elementos que não só a escrita e fotos. Topam?
Haverá também o espaço para Troca de Sementes, por isso pedimos que se organizem para trazerem os propágulos e informações das espécies para trocar.

É importante que quem venha esteja comprometido e articulado com seu grupo e com o movimento agroecológico de sua cidade para que as informações e aprendizados, bem como o compartilhamento de experiências seja repassado na volta do encontro. Desta forma potencializamos o encontro e garantimos sua repercussão!

Gostaríamos que todos participem ativamente dos diversos espaços que estamos preparando! No ENGA estamos procurando criar espaços onde as pessoas se interajam com temáticas como: ferramentas para transformações sociais (técnicas, metodologias); extensão rural agroecológica; políticas públicas para a Agroecologia e desenvolvimento sustentável (rural e urbano).

Estamos trabalhando para que seja um evento muito bom e proveitoso! Prepare-se junto a seu grupo para aproveitar o máximo! 

SAUDAÇÕES DOS GRUPOS DE VIÇOSA, E SEJAM BEM VINDOS!!!

__________________________________________

Parceiros:

CA’s de Agronomia, Biologia e Ciências Sociais
Diretório Central dos Estudantes – UFV Gestão EmFrente
Centro de Tecnologias Alternativas da Zona da Mata – (CTA-ZM)
Instituto Sócio Ambiental de Viçosa ISA
Programa TEIA de Extensão Universitária
FEAB Federação dos Estudantes de Agronomia do Brasil – Viçosa
Viçosa em Transição
Coletivo 103
Divisão de Assuntos Culturais – DAC UFV
Pró-Reitoria de Extensão e Cultura – UFV
Centro de Ciências Agrárias – UFV

logo-pec-dac, parcerias
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s