Sementários

Sementários da Rede de Grupos de Agroecologia do Brasil

O Sementário é um encontro para que as micorrizas do solo que receberá o evento tornem possível que as sementes de todo o Brasil germinem autonomia e proatividade em coletividade.

O Sementário tem como foco dar energia à construção da identidade da REGA, pensando em nossa organização, planejamento e comunicação interna; na articulação com outras entidades e movimentos da agroecologia; na organização, articulação e repasses entre as regionais e seus encontros (ERGA’s); e para traçar metodologias e identidade dos ENGAs.

Sendo esse um evento da Rede de Grupos de Agroecologia do Brasil (REGA Brasil), priorizamos que estejam representados o máximo de grupos, estados e regiões do Brasil, além de indivíduos que compõem os GTs da REGA e C.O.s dos encontros que aconteceram/ão aquele ano. Daí surgiu o termo enzima, pois cada grupo deve mandar a sua enzima para catalizar o processo de co-criação da REGA, representando as demandas e aspirações do coletivo do qual faz parte. Para isso, é fundamental que os grupos realizem regionalmente pré-sementários, para o adensamento de ideias, e pós-sementários, para a  explanação e difusão dos acúmulos. Como fractais, que a parte seja o todo e o todo seja a parte.

Na mesma pegada da coletividade, e uma vez que é um encontro interno de trabalho intensivo em prol da Rede, pensamos que a REGA deverá subsidiar esses encontros, fornecendo recursos arrecadados nos ENGAs e ERGAs para o deslocamento de cada enzima até o Sementário. A cada ano, as enzimas devem rotacionar-se, para não haver desigual distribuição de trabalho e de recursos, e o subsídio dos transportes é feito de maneira proporcional à distância percorrida por cada uma. O objetivo é que a distância não seja um fator limitante à nossa articulação e possamos tecer essa teia com sabor de Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sul e Sudeste!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s